Alguns dos vencedores dos Prémios Podes 2019 na entrega de prémios em Novembro

10 episódios de podcasts portugueses em 2019.

Podcasts Portugal

--

É ainda cedo para se constituir uma tradição, mas a primeira edição deste pot-pourri auditivo anual representou de algum modo uma nova fase do Portcasts, que no final de 2018 contava apenas alguns meses na sua ainda hoje empenhada missão de promover podcasts e podcasters portugueses.

A esse artigo seguiram-se vários, particularmente na primeira metade do ano, porque a certa altura a mesma missão ganhou um fôlego reforçado na forma de um orgulhoso legado e um dos pontos altos do podcasting em Portugal este ano: o festival Podes, o primeiro festival de podcasts de sempre em Portugal.

Foi uma aventura que um dia contarei em detalhe, mas acima de tudo foi uma festa dos podcasts, que quis celebrar o que se faz por cá no meio e quem o faz. Foram workshops, painéis, podcasts ao vivo e entrega de prémios — os prémios Podes, também os primeiros de sempre para podcasts no país — num total de 20 eventos, em 4 locais diferentes e 1300 participantes num dia só.

Talvez possa começar por aí, já que o festival permitiu-nos a nós e a muita gente descobrir novas e boas coisas, também um dos grandes objectivos do evento. Talvez queiras explorar a lista de nomeados e vencedores do festival, que certamente inclui pelo menos um projecto que está à espera que o descubras.

A edição de 2020 já foi anunciada, e já a estamos a preparar. Segue o Portcasts e o festival nas diferentes plataformas para receberes as novidades em primeira mão.

Lista dos nomeados para os prémios Podes 2018. Mais informação em Podes.pt

Mas estamos aqui para os episódios. À semelhança do ano passado, não se trata de uma selecção exclusiva, nem pretendemos sequer afirmar que estes são os melhores episódios ou podcasts de 2019, mas o que propomos é uma lista de 10 episódios representativos, importantes, ou simplesmente de boa qualidade, num contexto diverso de propostas que cresceu muito no último ano.

Vamos então à lista, em nenhuma ordem em particular. 10 episódios de podcasts portugueses em 2019.

Perguntar não ofende

Ricardo Esteves Ribeiro (Fumaça): “Há alternativa ao jornalismo que temos?”

O Daniel tornou-se em pouco tempo uma figura incontornável dos podcasts nacionais, pela aposta que fez no meio, particularmente quando não é a única plataforma que tem disponível para participar na discussão pública. Ele usa o podcast para introduzir ou dar continuidade a essa mesma discussão, com foco e claridade, através de um catálogo impressionante de convidados, e de temas relevantes, para a ocasião ou para o futuro. São os convidados quem protagoniza (a maior parte das vezes) cada episódio, naquilo que descreve como um debate em que perde sempre.

Num dos últimos episódios de 2019, falou com Ricardo Esteves Ribeiro, um dos fundadores do projecto Fumaça, sobre o estado da comunicação social e sobre o papel de projectos como o seu, independente e progressivo, que está a explorar novos modelos de sustentabilidade que poderão trazer possíveis soluções para outros meios de comunicação. Este episódio é uma reflexão importante sobre o presente e o futuro do jornalismo, que não só representa o contributo do formato na introdução de novas soluções, como nos instiga a questionar o tipo de sociedade em que queremos viver, e com que tipo de actores.

Fumaça

O Jardim da Celeste (Dá-lhe Gás)

Em Novembro de 2019, os Fumaça levaram para o seu estúdio no Bairro Alto o prémio Podes para melhor podcast do ano. Receberam também o troféu para melhor podcast de entrevistas, mas 2019 viu uma clara transformação da direcção principal deste projecto. O colectivo de Lisboa construiu um arquivo impressionante de entrevistas desde a sua fundação, que ajudou a consolidar o seu posicionamento pela plataforma que sempre deram a vozes menos ouvidas, mas a partir de 2018, e claramente durante 2019, têm feito uma clara aposta em trabalhos de reportagem, notavelmente traduzidas em séries de reportagens sobre temas específicos e relevantes. Em ano de eleições Europeias, trouxeram-nos Aquilo é a Europa, sobre a União Europeia enquanto fortaleza exclusiva, mas o exemplo que trago aqui é o primeiro de uma série de 4 episódios sobre a exploração de gás na região centro em Portugal, numa abordagem única e relevante como poucos outros fazem no nosso país, nos media em geral mas definitivamente em podcast. Outras reportagens foram publicadas em episódios individuais, que podes explorar no site dos fumaça.

Hotel

A Estrela

O podcast de Luís Franco Bastos já aqui foi incluído numa lista de propostas, mas 2019 foi o ano de nascimento deste que é um dos únicos — é sem dúvida o mais bem sucedido — podcasts de ficção em Portugal. A ficção tem uma complexidade diferente de outros formatos, particularmente porque requer alguma diversidade de actores para contar uma história a várias vozes. Esse é um problema que não assiste ao Luís, que usa o seu super-poder para desenrolar esta hilariante comédia em fascículos, no Faulty Towers português que é o Grande Hotel da Marateca. Cada episódio é uma nova história e introduz uma brilhante nova personagem, todas naturalmente interpretadas pela garganta do autor. O episódio proposto é o número 1, porque não se começa a construir um hotel pelo telhado.

O Brinco do Baptista

Camisa 12 contra o Racismo

É cada vez mais difícil navegar a oferta de podcasts sobre futebol, geral mas felizmente não exclusivamente associados aos três maiores clubes em Portugal, e como tal a tentativa de escolher um entre outros como mais importante ou representativo é bastante vã e merece um texto autónomo que aborde o fenómeno, que fica desde já prometido para 2020. Fazemos então outsourcing da selecção, e apontamos para o podcast vencedor do prémio Podes 2019 na categoria de desporto, que aborda o futebol e a sua relação com a sociedade, de modo crítico e consciente, o que é claro no episódio que aqui fica referenciado. Este é um podcast da rede Benfica Independente, que decidiu criar uma série de conteúdos e muitos podcasts, mostrando mais uma vez que o meio é uma opção com cada vez mais aposta.

Também na entrega dos Prémios Podes, o Sporting160 recebeu um dos grandes prémios da noite, o prémio do Público para melhor podcast do ano, pelo que faz também sentido que seja referido e recomendado aqui.

Brandos Costumes

Emanuel

É talvez o mais português dos podcasts portugueses e recebeu o prémio Podes 2019 na categoria de Cultura e Entretenimento. Pedro Paulos e Marta Rocha gostam da música portuguesa mais do que ela gosta de si própria e exploram pérolas conhecidas e desconhecidas da música nacional de hoje e de outrora. O primeiro episódio da segunda temporada dedica-se à realeza e olha para Emanuel, o seu percurso e a sua música, com um foco surpreendente em música electrónica e sintetizadores. Não estavas à espera de ouvir o Emanuel a falar de BPMs e de como a música popular portuguesa, ou a música pimba, foi criada de um modo muito consciente com base na música tradicional, por alguém que percebe muito de música, para pôr toda a gente a dançar. É um excelente episódio de um excelente podcast, a seguir ou a conhecer se ainda não conheces.

Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI

Episódio Especial de Natal sobre Jesus Gay e Nilton vs José Castelo Branco

Quando me perguntam o que é que os podcasts trazem de novo, invariavelmente menciono a possibilidade de vozes pouco ouvidas e grupos pouco representados terem uma plataforma onde se exprimir e contar a sua história, quando em comparação com os media tradicionais. Contudo, e embora 2019 tenha assistido a um crescimento impressionante nos podcasts em Portugal, falta ainda muito para percorrer na representação e na diversidade. É portanto uma excelente notícia que o Pedro Carreira, criador do EsQrever, tenha decidido explorar o áudio, num formato semanal sobre temas LGBTI e género em geral, que se junta a propostas como o Zero Preconceitos ou, de algum modo, ao O Fred e a Inês Falam de Coisas. O projecto começou já no final do ano, mas é uma chegada bem-vinda, que aborda temas importantes, com humor e referências à cultura pop. O episódio que escolhi aborda a censura, a indignação, a discriminação e o Nilton. Não são episódios muito longos, numa injecção de diversão e que nos ajuda a todos a abrir a mente e a pensar o mundo de um modo mais inclusivo.

Histórias de Portugal

A Volta do Carteiro

No seu discurso de agradecimento quando recebeu o Prémio Podes para melhor podcast de Sociedade, Marco António fez referência a este episódio e aos seus protagonistas. O podcast conta histórias de pessoas anónimas, aparentemente pouco importantes, mas cheias de interesse narrativo e emocional, que o autor homenageia com uma sensibilidade especial e reconfortante. A Volta do Carteiro fala de uma carta enviada por um soldado em busca de amor e de que como o carteiro acabou a mudar a vida de pelo menos duas pessoas, que acabaram por passar a vida juntas. Ouve estas e outras histórias no site, para onde também podes enviar as tuas próprias fatias de vida, e quem sabe acabar como protagonista.

Rádio AfroLis

Cinco anos de AfroLis:o fim de uma etapa

Em Junho de 2019 foi publicado o último dos 198 episódios de AfroLis, um audioblog que, ao longo de 5 anos, quis e conseguiu mostrar a realidade da(s) comunidade(s) afrodescendente(s) em Lisboa, através de histórias individuais e comunitárias, reflexões e perspectivas de pessoas negras sobre a sua vivência em e de Lisboa, mas também sobre Portugal e a nossa relação com as minorias. O episódio listado é uma retrospectiva dos 5 anos, em que a Carla Fernandes nos guia pelo percurso do podcast, as lutas, os actores e outros marcos da sua história.

Este não é um final triste, já que o projecto vai continuar de outras formas, através da Associação que nasceu com o podcast e que não deixará de lutar por mais e melhor representação negra em Portugal.

45 Graus

[série Orientações Políticas] Mariana Mortágua — Esquerda, economia e sociedade

O 45 Graus tem vindo a ganhar reconhecimento pelas entrevistas interessantes, instrutivas e desafiantes que tem oferecido a cada episódio. O formato é de conversa, sobre temas de sociedade, política, história, cultura, ciência ou tecnologia — com efeito, foi o podcast vencedor na categoria Ciência e Tecnologia nos podes 2019.

Ao longo das temporadas, o José Maria Pimentel tem uma série recorrente sobre orientações políticas, na qual entrevista protagonistas de todo o espectro político sobre as suas posições e o papel que as diferentes ideologias têm hoje na sociedade. É o caso do episódio escolhido, com Mariana Mortágua, uma navegação periclitante e cativante entre a entrevista e o debate, particularmente relevante num ano de eleições legislativas e decisões à esquerda. Um outro episódio do 45 Graus foi também mencionado no texto sobre as Eleições Europeias de Maio e como os podcasts portugueses as abordaram.

Terapia de Casal

Sobre Dar Prendas c/ Salvador Martinha

Para quem se interessa por podcasts enquanto meio e está atento aos seus desenvolvimentos, cada nova proposta é uma boa notícia, especialmente quando representa um novo formato e enriquece o panorama pela diversidade. Reza a lenda que a Rita da Nova e o Guilherme Fonseca se conheceram num jogo do sério e nunca deixaram de competir, a avaliar pelo podcast que começaram em 2019, disfarçado de terapia de casal mas cujo objectivo real — let’s face it — é ver quem ganha a cada episódio. O podcast alterna episódios com á̶r̶b̶i̶t̶r̶o̶s terapeutas convidados e respostas a e-mails pelo casal, sempre à volta de relações, deles e de outros. O episódio desta lista tem Salvador Martinha, que tenta, às vezes seriamente, lidar com a competição dos dois na relação com os presentes e as expectativas que são criadas ou que ficam por criar. É difícil decidir se este é um podcast de lifestyle com humor ou de humor num formato de lifestyle, mas é daqueles para seguir com atenção, porque nasceu já no final de 2019 mas há-de deixar marcas.

Et voilà, são estes os 10 episódios escolhidos para 2019, sem a pretensão de serem melhores que todos os outros, ou mesmo os melhores de cada podcast.

Esta selecção está cada vez mais difícil de fazer, o que só pode ser um bom sinal, e esperemos que seja ainda mais no futuro. O festival Podes ajudou a descobrir projectos novos ou discretos, mas esta é uma expedição sem fim e temos de nos ajudar uns aos outros a descobrir o que melhor se faz em Portugal. Partilha e apoia quem faz podcasts, porque é da comunidade que o meio se alimenta, e não queres privar ninguém de encontrar o formato perfeito para ouvir.

Entretanto cá continuaremos nesta luta, já a preparar o Podes 2020 mas sempre na labuta diária.

Segue o Portcasts no twitter e no facebook e o Podes no instagram e em podes.pt.

O Portcasts tem um podcast irmão, o Sobretudo, que regressa agora em Janeiro para a segunda temporada. Se te interessar, explora os episódios e subscreve na tua aplicação de podcasts para receberes cada episódio quando é publicado.

Obrigado e bom 2020!

MB.

--

--